GUINNESS WORLD RECORDS | desde 2004

Grupo Ediouro/HarperCollins Brasil

 

 

Desde 2004, o estúdio Obá Editorial coordena a edição brasileira do Guinness World Records para o Grupo Ediouro/HarperCollins Brasil. Nos primeiros anos, o trabalho foi realizado em parceria com o Estúdio Sabiá, de Fernando Nuno e Silvana Salerno.

 

Comumente desenvolvido no primeiro semestre de cada ano, este processo integra uma equipe de profissionais que conduzem as etapas da produção editorial, desde a tradução até a conferência de arquivos para gráfica.

 

O trabalho tem início no contato com a editora inglesa, responsável pela publicação original, que se dedica à curadoria dos recordes e à criação dos conteúdos com um grupo de elaboradores multidisciplinares.

Capas do Guinness World Records de 2005-2008.

A partir do recebimento dos originais, seguimos com as etapas de tradução (inglês-português), preparação de texto, revisão e conferência de provas. Além disso, é habitual a presença de índices temáticos e de superlativos na publicação, e este tópico exige dedicação extra de nossa equipe, para que as escolhas vocabulares da tradução sejam respeitadas aqui.

 

Distribuído em coedição com dezenas de países ao redor do mundo, o GWR traz como particularidade a necessidade de manter todos elementos gráficos como na edição original, o que inclui o espaço reservado para os textos. Como a construção textual no inglês tende a ser mais enxuta que no português, é essencial que os profissionais atentem a uma tradução que seja compatível em volume de texto e no sentido proposto pelos elaboradores do original.

 

A fim de aprimorar o processo de produção, implementamos recentemente o uso do software InCopy, que garante que as alterações próprias da edição brasileira não prejudicarão a estrutura do material - cuidado especial para se evitar problemas durante a impressão.


Também devido ao caráter de coedição, há a demanda do cumprimento do prazo impreterível, pois todas as versões são confeccionadas pela mesma gráfica, concomitantemente, no exterior. Para tanto, desenvolvemos um rígido planejamento do fluxo das etapas e da seleção e organização de colaboradores, para levarmos o projeto até o fechamento da maneira satisfatória, tanto em relação ao cronograma predefinido, como em relação à qualidade dos serviços entregues.

Capas do Guinness World Records de 2010-2017.